sábado, 8 de setembro de 2012

Currículo de Jornalismo e Comunicação

Uma discussão que tivemos nas aulas de Jornalismo Investigativo é acerca dos currículos, que colocam mais disciplinas teóricas do que práticas. Não tem uma sequer para ensinar português. De acordo com um texto lindo na aula de Leonel Aguiar, um congresso entre  jornalistas de toda a América, uma discussão fomentou a criação do curso de Comunicação Social, abrangindo outras habilitações, inclusive as de jornalismo. Para atender todas estas necessidades, as matérias tiveram que se adequar a esta realidade, e portanto, diminuiu-se o número de cargas horárias dedicadas apenas ao Jornalismo. Por isso que disciplinas como: português, história geral do mundo e do país, ética, teorias, e história do jornalismo, foram deixadas para trás. É por esta deficiência que muitos formandos chegam numa redação de rádio, jornal ou tv sem saber escrever corretamente. A técnica de escrita se aprende na faculdade, mas não a grafia correta de algumas palavras. Na PUC-RIo, por exemplo, o português não é ensinado com foco em grafia, acentuação. A conclusão é que os atuais currículos de Jornalismo no Rio, e no Brasil, acabam formando profissionais deficitários.

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